sábado, 9 de dezembro de 2006

Sabias que ?

Sabes como é feito o Foie Gras de pato e ganso?

Aí está uma questão que nunca tinha colocado a mim mesma, até que recebi certo dia um mail com a explicação do processo...
Desde esse dia, que nunca mais comprei Foie Gras.. não por não gostar, que até gostava bastante.. mas porque depois de saber o método utilizado.. deixei de ter coragem para comer.

Que fique claro que com este texto não estou a condenar quem come, nada disso, quero apenas deixar o processo "de fabrico" para quem não sabe.
O comer ou não, fica ao critério de quem lê :)

"...O foie gras é o fígado inchado destes animais, obtido através do método da alimentação forçada. Esta provoca uma distorção no corpo dos animais e um fígado sete vezes maior que o tamanho normal.
Quanto maior o fígado, mais foie gras e obviamente mais lucro.
16 dias antes da matança, e a partir daí diariamente, um funil de mais de 40 cm de comprimento é empurrado pelo pescoço abaixo destas aves. É então forçada pela garganta abaixo do animal, à máquina ou à mão, uma quantidade de cereais misturado com gordura que seria equivalente a 12,6 kg de esparguete para um ser humano.
A partir do 12º dia este processo é repetido de 3 em 3 horas, ou seja 8 vezes por dia.
Por esta altura o corpo do animal já está completamente deformado, não se consegue mexer e respira com muita dificuldade.
Ao 17º dia está morto.

Foie gras significa gordura de fígado. Quem o come consome uma grande quantidade de gordura que vai directamente para o seu próprio fígado, provocando colesterol e contribuindo para muitos problemas de saúde. Uma grande parte da população do mundo sofre de má nutrição. Mesmo assim são gastas enormes quantidades de cereal precioso, para a produção deste produto caro, que é vendido em restaurantes e lojas de luxo, e que só alguns podem comprar. O sofrimento infligido aos animais, para o fabrico de foie gras, é altamente condenável..."

Texto retirado do site da Liga Portuguesa dos Direitos do Animal
http://www.lpda.pt/01campanhas/foie_gras.htm


Entretanto, fiz umas pesquisas e soube que Inglaterra e Alemanha já proibem a produção de foie gras. A Califórnia de Arnold Schwarzennegger, decidiu que até 2012 o estado tem de se livrar da produção e consumo de foie gras.
Chicago decidiu proibir a sua venda, e agora um deputado de Filadélfia decidiu avançar com uma proposta para banir o foie gras, alegando que a forma como é produzido implica uma enorme crueldade sobre patos e gansos.

Pesquisei também o que alegam os restaurantes e produtores..
E encontrei uma opinião de Ariane Daguin, da D'Artagnan, uma empresa de foie gras, "o objectivo dos criadores é terem patos felizes, porque um pato feliz é um bom pato". E ironiza: "Essas pessoas não estão contra o foie gras, estão contra o consumo de aves e peixes. O foie gras é apenas um alvo fácil. A seguir vem a lagosta (que vai viva para a panela), depois o coelho (que é tão querido como animal de estimação). Cá por mim, acredito ter sorte por estar no topo da cadeia alimentar."

Sem comentários:

Enviar um comentário

Se vieste até aqui... deixa umas letrinhas ;)