sábado, 2 de junho de 2007

A Ílha das Cores

O novo programa da RTP2 que dá de manhã (8h e 12h15), à tarde (16h) e à noite (19h30), chama-se Ilha das Cores. Já o vi algumas vezes e sempre me pareceu bem.. até ontem de manhã.

Num resumo muito breve, é uma série de 80 episódios para crianças entre os 2 e os 5 anos. Os personagens são de carne e osso e entre eles está o Duarte (*suspiro*) aquele das Pistas da Blue, que tem um ar muito saudável :)

Bem, o programa é giro, educativo e ontem de manhã, enquanto estava a vestir o B, começaram a contar a lenda das Amêndoeiras em Flor.

Conta-se que há muitos e muitos séculos, antes de Portugal existir e quando o Al-Gharb pertencia aos árabes, reinava em Chelb (Silves), o famoso e jovem rei Ibn-Almundim.

Apaixonou-se pela linda Gilda, uma princesa loira de olhos azuis das terras da neve, do norte da Europa, a quem chamavam "Bela do Norte".

Foram felizes durante algum tempo, mas um dia a bela princesa ficou doente pois estava muito triste com saúdades da neve da sua terra.

O rei com medo de perder a sua querida esposa, pensou e pensou numa solução e deu ordens que plantassem amendoeiras por todo o algarve.


Na Primavera seguinte, o rei pediu a Gilda que fosse até à janela do terraço do castelo e a princesa sentiu que as suas forças regressavam ao ver aquela visão indiscritível das flores brancas que se estendiam sob o seu olhar.

O rei mouro e a princesa viveram longos anos de um intenso amor esperando ansiosos, ano após ano, a Primavera que trazia o maravilhoso espectáculo das amendoeiras em flor.


Acho muito bem que contem as lendas de Portugal aos miúdos, mas o que já não acho tão normal foi de ver o rei mouro a ir buscar a bela princesa e pelo caminho andarem a saltar de moita em moita...
O tipo que desenhou a animação devia estar inspirado!

Mas ok.. moitas e tal até que passa... Agora quando a princesa viu as amendoeiras, salta de felicidade para os braços do rei e deixam de se ver. Mas logo de seguida vê-se umas cuecas a saltar, na parte em que o narrador conta que viveram longos anos de intenso amor....

Óh meus amigos.. mas o programa não é para crianças dos 2 aos 5 aninhos?? Provavelmente o B nem se apercebeu do que era e as outras crianças também acredito que não... Mas eu vi!!

E senhor que desenhou a animação, só tenho umas palavritas a dizer-lhe... Menos entusiasmo para a próxima, ok? É que "intenso amor" não quer dizer apenas saltar para a cueca!!

11 comentários:

  1. hahahahahahahah
    nas merdas que tu reparas gaja!!!!
    mas tens razão, se é pa crianças é pa crianças!!!

    ainda se fosse com esse tal duarte....lol

    bjs po B

    ResponderEliminar
  2. Xiça!
    Eu não vejo esse programa, mas se é para crianças qual cuecas a saltar qual quê!

    Um Beijo em Silêncio

    ResponderEliminar
  3. é apenas para a conscencialização dos beneficios de caminhar pela Natureza...aacho que temos de ir pedir àquele senhor que alertou para a possibilidade de dinamitagem das pontes sobre o Tejo, como factor determinante para colcoar o aeroporto na Ota, para arranjar uma justificação também para o facto que descreves.

    ResponderEliminar
  4. Viva os passarinhos, as flores, a Natureza em geral! Acho é que se vamos ver um documentário sobre a importancia das moitas na História de Portugal, esse deve ser tranmitido a horas decentes tá? :)

    ResponderEliminar
  5. Gaja Boa, ai se fosse com o Duarte... não era a horas decentes hehehe :)
    Beijos só para o B? E para mim, hein? lol, tou a brincar!
    Beijos grandes

    ResponderEliminar
  6. Som do silêncio imagina eu a olhar para os desenhos animados com cara de tóto hehehe. Ainda por cima cuecas brancas de renda.. ao menos não era fio dental hehehe
    Beijos para ti

    ResponderEliminar
  7. Vladimir obrigada pela visita. O teu comentário fez-me rir hehehe
    Coitado do Almeida Santos.. só estava a tentar minimizar a afirmação triste do Mário Lino.. mas parece-me que também não foi muito feliz no comentário :D
    Mas, eu de política não percebo nada.. eles que se entendam!
    Beijos ;)

    ResponderEliminar
  8. Realmente ... a verdade é que temos que estar sempre atentos à programação infantil! De uma maneira ou de outra , estão constantemente a meter os "pés pelas mãos" !! Enfim ...
    Beijito.

    ResponderEliminar
  9. jfs a importância das moitas em Portugal acho que dava uma série :D

    ResponderEliminar
  10. LooooooooooooooL. O senhor estava inspirado! Ou anda com falta... (lol).
    Mas o pior que vi na rtp2 foi nesta 6feira que passou a explicaram como se fazias os bebés. E eles a mostrarem a exaculação e a masturbação aos miúdos!
    Fiquei : |
    Mas pronto!

    ResponderEliminar

Se vieste até aqui... deixa umas letrinhas ;)